Ecobalsas

Empresa

Surge um novo conceito em mobilidade na Barra

Muito antes de mobilidade urbana ser uma preocupação tão comum aos cariocas, os atuais sócios da Ecobalsas vislumbraram uma oportunidade de negócio que está mudando o jeito de se locomover pela Barra da Tijuca.

A ideia veio quando trabalhavam no projeto de um Golf Club entre a Praia da Barra e a Lagoa de Marapendi e começaram a observar as pequenas embarcações contratadas pelos condomínios para levar seus moradores até a praia. Logo perceberam que seria possível oferecer essa travessia com uma visão sustentável e para lá de inovadora e ainda ampliar a operação para levar moradores até outros pontos de interesse da Barra, como shoppings e centros empresariais.

O projeto era complexo e o início foi difícil. Era preciso desenvolver embarcações ecológicas específicas para a navegação nas lagoas e profissionalizar a operação, estabelecendo rotas que tornassem o negócio competitivo otimizando custo e tempo. Com muita determinação e o conhecimento em logística de suas experiências profissionais, os sócios foram moldando um novo conceito de transporte para a região.

Assim, há 10 anos nasceu a Ecobalsas, uma empresa de vanguarda onde qualidade de vida é levada muito a sério. Hoje, quem tem a oportunidade de fazer a rápida e tranquila travessia até a praia ou o BarraShopping descobre um verdadeiro paraíso no meio da cidade. Em plena Barra da Tijuca, trocar o trânsito pelo contato com a natureza é uma experiência única e inesquecível.

Inovadora em todos os detalhes

Além dos investimentos em tecnologia e segurança, a empresa também se diferencia pela qualidade do serviço. A equipe de marinheiros recebe treinamento especial para atendimento aos passageiros e as balsas contam com facilidades como bicicletário e rede de proteção para crianças. A rápida evolução do negócio levou à criação de um beach point exclusivo que oferece infraestrutura de apoio à praia, atividades de esporte e muito mais conforto aos clientes [ conheça o Ecolounge ].

Atualmente com uma frota de 13 embarcações, a Ecobalsas opera 8 rotas e já leva à praia os moradores de importantes condomínios da Barra, como Mundo Novo, Americas Park, Parque das Rosas, Santa Monica, Parc de Prince e Riserva Uno. Outa rota específica liga a Peninsula ao Barra Shopping, Fórum e outros pontos de interesse, uma integração que já está mudando a forma do morador se locomover e viver na Barra da Tijuca.

Desde 2013, a Ecobalsas utiliza a primeiras embarcações elétricas brasileiras que operam com energia 100% limpa, fruto de um projeto inovador desenvolvido em parceria com a UFRJ e a Torqeedo Brasil, uma tecnologia alemã que tem por base a energia solar fotovoltaica. Nessas balsas, um motor elétrico é alimentado pela energia gerada por placa solares instaladas no teto e não emite qualquer gás poluente.